Racismo e preconceito...

Duas coisas que me tiram do sério...
Hoje, quando tentava almoçar entrei num recinto cheio.
Um recinto cheio de pessoas, a almoçar, de diferentes faixas etárias, diferentes vivências, diferentes meios sociais... Todas diferentes. (Quando digo cheio, compreenda-se que estavam umas 7 ou 8 pessoas, já que o sitio é pequenino...)
Quando eu entrei discutia-se a homossexualidade... Agradeço agora não ter chegado antes...
Uma das pessoas dizia que já tinha levado o filho ao médico e que ele não apresentava nenhuns sinais de tendências para ser homossexual (hã?).
Outra dizia que era horrível a ideia de pensar que o filho ou a filha tivesse possibilidade de ter essas tendências... E por aí a diante até que o assunto se modificou para "pretos".
Para estas pessoas ser preto ou homossexual é uma doença terminal, grave e transmissível.
Não vou escrever tudo o que ouvi... Mas aprendi que os pretos não são todos iguais (e eu a pensar que o Eddy Murphy tinha razão quando dizia "all black people look alike!"), os pretos que trabalham perto de nós... são diferentes, os pretos de Cuba não são pretos (!!!), os pretos não são inteligentes, os pretos são horrorosos... Por aí fora até eu me passar... Fechei a porta, antes fui desagradável porque é horrível ouvir isto tudo... Saí transtornada daquela reunião não sei de quê... Reunião de fundamentalistas onde imperava o horror...
Comecei a pensar no raciocínio daquelas cabeças (tirando 1 ou 2...). Assim sendo, pela ordem de ideias daquele fórum: os pretos de Cuba não são pretos mas descendem dos pretos de Angola! Os pretos são diferentes... pois os brancos não... Os pretos que passam debaixo do nosso tecto são diferentes porque temos que conviver com eles, deve ser isso... Os gays são deficientes que deviam viver debaixo das pedras, são pessoas horríveis tipo "homem elefante"... Possivelmente o lugar deles era no circo, ao lado da mulher de barba!
Porra!!! Eu vivo em que milénio? Não estamos em 2007 depois de Cristo ou o meu calendário está estragado?
Qual é a diferença entre mim (caucasiana, cabelo, olhos, ouvidos, sistema digestivo, sistema reprodutivo, sistema respiratório, pernas, braços, músculos, gordura, coração, cérebro, etc) e o preto? Qual é a diferença entre mim (heterossexual, com sentimentos, Amor, paixão e desejo) e uma pessoa homossexual?
Ora, na primeira parece-me que o preto sai a ganhar porque está sempre com uma cor saudável e eu tenho que passar horas na praia a torrar e desejar não apanhar um cancro! Li num estudo que o preto tem um quoeficiente de inteligência inferior ao de um branco. Mas ninguém se lembrou que o preto é, por norma, mais resistente, mais musculado e tem mais atributos físicos que os brancos!
Na segunda, se for um homem, pois que eu não tenho nenhum órgão sexual masculino. Se for mulher, ah pois, gostamos mas não do mesmo.
Porque é que a sociedade continua a regredir?

Efectivamente não concordo com muitas doutrinas e maneiras de estar na vida / sociedade de algumas raças. Nem mesmo da minha!!!
Mas, numa sociedade evoluída somos todos diferentes e a inteligência reside no sabermos conviver com toda a gente. Não temos que gostar de todos mas não podemos destruir outros seres humanos só porque a cor da pele ou as preferências sexuais não são iguais às nossas.. Não é justo! Haja respeito!
Em todas as raças existem assassinos, ladrões, agressores, boas pessoas, pessoas mentirosas, verdadeiras, traidores, mal cheirosos, "javardolas", galantes, charmosos, amorosos, detestáveis, bonitos, feios...

Se existe Deus, que ele queira que estas mentalidades mudem... não vão os filhos destas mentes arranjar namoradas(os) pretos ou descobrirem que têm tendências homossexuais... Serão postos fora de casa? Ou serão proibidos de Amar?
Ah... Secalhar aqui abrimos uma excepção...

Sugiro uma vista de olhos pelo documentário "A Guerra" de Joaquim Furtado. Angola numa dura realidade.
Proponho um ida ao Brasil (lá os pretos são pretos, pelo menos pareciam... ah, e os chineses são brasileiros, mas têm o olho rasgado... E os brancos... uns são brancos como eu outros mais morenos).
1 semana em Londres ou NYC!
Posso também assegurar que conviver com pessoas gay não é contagioso e que ter pessoas com preferências sexuais não institucionalizadas na família não é mau nem bom, é igual!
Ah, sugiro também uma "passagem de vista" por este pedaço de letra desta canção do Sr Caetano Veloso (BRANCO) e do SR Gilberto Gil (PRETO). Por uma vez, troquemos de lugar:
"Quando você for convidado pra subir no adro
Da fundação casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se os olhos do mundo inteiro
Possam estar por um momento voltados para o largo
Onde os escravos eram castigados (...)
Pense no Haiti (...)
111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos
Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres
E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos (...)
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui "

Para terminar, os significados:
"Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são a social, racial e sexual.

Ver também:
Preconceito racial e etnocentrismo
Preconceito sexual: sexismo, machismo e femismo
Preconceito lingüístico
Homofobia, transfobia e heterossexismo
Xenofobia
Discriminação
Chauvinismo
Preconceito social
Estereótipo
Escala de Allport


O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade."

In Wikipédia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Vim de França numa numa hiace, numa numa hiace, numa numa numa hiace..."

Coração partido...