Agir ou reagir?

Normalmente reagimos mal em relação às criticas que nos são feitas.
Ás vezes porque são verdades puras e duras e custam a ouvir, às vezes são tamanhas injustiças que nos deixam de "quatro", outras vezes são puros actos de cobardia ou rebeldia das outras pessoas.... sei lá... tanta coisa...
O facto é que a nossa primeira reacção quase nunca é favorável... Mudamos a nossa atitude inclusive mas raramente fazemos em primeiro lugar, uma análise de nós próprios.

Encontrei pela net um excerto de uma palestra de um Mestre do Budismo Therevada, Ajhan Chan.
"Em geral, sempre que as pessoas encontram algo que lhe desagrada, não se abrem a esse algo. Tal como quando as pessoas são criticadas: "Não me incomodes! Porquê culpares-me?" Isto é a reacção de alguém que se fecha. E aí está outro ponto a praticar. Quando as pessoas nos criticam devemos ouvi-las. Estão a falar a verdade? Devemos ser abertos e tomar em consideração aquilo que dizem. Talvez o que dizem tenha algum valor, talvez exista dentro de nós algo digno de reprovação. Talvez elas estejam certas, mas no entanto, de imediato tomamos aquilo como uma ofensa. Se as pessoas apontam as nossas falhas, deveríamos esforçarmo-nos para nos libertarmos delas e melhorarmo-nos. É assim que as pessoas inteligente praticam."

Está na hora de pensarmos mais em nós!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Vim de França numa numa hiace, numa numa hiace, numa numa numa hiace..."

Coração partido...