Choro mágico

É impressionante como chorar nos pode transformar...

Nunca percebi de onde chega a vontade de chorar, a emoção.
O aperto no peito, a angustia, o sofrimento, a dor, a agonia, a raiva, o ódio... mas também a felicidade excessiva, o ver outra pessoa chorar, o olhar de alguém, os olhos doces de um animal, uma musica, uma voz, um bater de coração, um aroma...
Continuo sem perceber esta magia... quando estas situações acontecem a lágrima aparece e teima em não desaparecer...
O nariz fica húmido, o rosto fica pequeno, os lábios ficam com vontade própria, trémulos sem controlo, a voz embargada, a garganta arde... E os olhos transformam-se em pequenos poços, nascentes desse balsamo que chamamos de lágrimas... Esse mar que tem essências mágicas.

Já quis chorar muitas vezes... Muitas vezes não consegui mas também não me esforcei. Não senti... não deu, não aliviou... Outras vezes tive que correr para não deixar as lágrimas cair como fraqueza...
Mas choro pouco, muito pouco...

Hoje quase chorei quando ouvi o desespero daquela mulher... Ela parece-me um doce, parece-me uma pessoa de bem com a vida... mas não assim tão bem... algo nos seus olhos me diz que há um conflito com alguma coisa, um grito qualquer que não sai, um nervoso eminente e um esforço para o dissimular... Um equivoco, um segredo, uma falta de força para qualquer coisa... Um mistério...
Não gosto de especular acerca dos sentimentos que levam uma pessoa a desesperar daquela forma, não gosto de perguntar "o que se passa?"... Mas quando a ouvi, quase sem respiração, deu-me vontade de dar um pontapé na porta e olhar para ela... chorar com ela...
Que agonia vinha do peito dela...
Tentei manter-me o mais de longe para não tocar na ferida... deixei que ela se restabelecesse... Também percebi que ela possivelmente não me deixaria aproximar... Possivelmente eu também não conseguiria...

É estranho ficar de fora a olhar... pensar no "porquê" de tudo...
Pensar também que há pessoas que só têm vontade de chorar de alegria e que até já se esqueceram de como é chorar de tristeza... E sinto alguma inveja, confesso...

O choro é mágico. É um balsamo... Não resolve nada , mas alivia. Mesmo sôfrego, mesmo desesperado, depois ficamos mais aliviados...
É bom sentir o lavar das lágrimas... é!

Comentários

Anónimo disse…
"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão"
Anónimo disse…
"A maior virtude da vida é sorrir quando se tem vontade de chorar"

Mensagens populares deste blogue

"Vim de França numa numa hiace, numa numa hiace, numa numa numa hiace..."

Coração partido...