Mais uma pérola...

Esta ouvi da boquinha de um amigo meu, há uns tempos atrás, dirigida a mim própria. Embora não nestas exactas palavras, o sentido era rigorosamente este. Estas, como (trans) escrevo, encontrei e sublinhei num livro do Rui Zink:

"Só o conhecimento traz a verdadeira felicidade.
Aplicar a uma pessoa modelos abstractos e desapontarmo-nos com elas só porque não correspondem às nossas expectativas é um dos comportamentos humanos mais patéticos."...

Agora fico na duvida de quem as pensou primeiro...
Terá sido ele que copiou o Zink? Não me parece porque ele é homem para dizer isto por ele... Será que pensam os dois parecido? Talvez...
Será que vem escrito nalgum lado, alguém pensou assim antes deles...? Pode ser...
Será senso comum e eu não sabia...? É provável...
É que são mesmo quase iguais...

Bom, seja como for, eu não concordo plenamente...
Aceito, compreendo a mensagem e até posso achar que poderei ter sido injusta algumas vezes, até concordar parcialmente com este conceito... Mas caramba, não é assim tão patético...
Não será justo esperarmos das pessoas o que nós achamos que elas nos poderão dar, ou o que elas poderiam ser...? Até podemos exigir um pouco mais das pessoas, ou não?
Ora, nós só damos largas à nossa imaginação e aos nossos ideais consoante os estímulos que as pessoas nos dão, certo? Não esperam de nós também? Não nos exigem que sejamos melhores? Ou as pessoas pairam, não evoluem...? Olha olha...

Será que temos gosto em nos enganar de propósito ou seremos enganados algumas vezes?
Secalhar é isso que estas palavras querem dizer, pura e simplesmente... Que nos enganamos constantemente porque projectamos nos outros seres aquilo que somos ou o que queremos ser, ou até mesmo aquilo que queremos ou não que os outros sejam...
Hummm, dava pano para mangas...

Isto de ser gente é complicado... Sobretudo quando se pensa... Chiça!
Eu já consegui fazer proezas inolvidaveis à conta de não pensar que as pessoas são como são, não como eu achava elas eram...
Tornando esta ideia publica, pode ser que tenha a bondade de auxiliar outro (a) como eu, com esta eterna mania...
;)

Comentários

Anónimo disse…
Tu és mesmo complicada...porque existes! lol
Beijo Amigo

Mensagens populares deste blogue

"Vim de França numa numa hiace, numa numa hiace, numa numa numa hiace..."

Coração partido...